“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

26.11.09


Custom Glitter Text

Como você sabe, a esfera celeste (superfície imaginária na qual parecem estar “fixadas” todas as estrelas) tem um comportamento extremamente regular em seu aparente giro diário ao redor do eixo da Terra. Observando essa regularidade do aparente movimento da esfera celeste é possível construir um relógio estelar e nos orientarmos no tempo através das estrelas.

Como a esfera celeste realiza um movimento aparente de rotação ao redor da Terra e gasta 24 horas para dar uma volta completa, então, dividindo os 360 graus do círculo por 24 horas obtemos 15 graus para cada hora (sideral), que em boa aproximação aqui pode valer como a hora (média) dos relógios de pulso. Ou seja, a esfera celeste (ou o céu) “gira” 15 graus a cada hora ao redor da Terra.
Nosso relógio estelar será bem simples, pois terá só um ponteiro e somente as linhas das horas inteiras e das meias horas, ou seja, ele não vai marcar minutos e segundos.
Conclusão: Nesse experimento os alunos aprenderam como observar as horas a partir do Cruzeiro do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.