“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

24.10.09


O caleidoscópio é uma invenção mágica, que usa as características dos prismas para criar imagens maravilhosas, coloridas, e que se movem.

Esta geringonça serve tanto para brincar quanto para estudar o conceito de reflexão da luz em superfícies polidas. Não é difícil de fazer um, basta colocar dentro de um tubo de papelão, três retângulos espelhados, uma tampinha transparente e algumas pedrinhas coloridas e as mais fantásticas imagens acabam surgindo.

Clicando nos desenhos acima, você se surpreenderá com dois lindos caleidoscópios online.
A animação mostra o princípio de funcionamento de um caleidoscópio que é um objeto óptico formado por espelhos, que através da reflexão da luz, cria a cada movimento diversos e impressionantes efeitos visuais

Custom Glitter Text
Para alguns, estudar energia luminosa se resume a algumas aulas chatas sobre reflexo e refração. Mas as aulas do projeto Pequeno Astrônomo representam inovação. Mostrei para os alunos a importância e as propriedades da luz na filosofia, na arte e no avanço das ciências. Através de apresentação de slides, filmes, animação e oficinas pedagógicas divertidas como o Disco de Newton e a construção de um Caleidoscópio a satisfação em parender se fez realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.