“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

6.9.09

As Galáxias

Galáxia é o nome que se dá a uma coleção de massas solares (podem conter entre 100 mil e 3.000 bilhões de estrelas) e variados corpos celestes (sobretudo planetas), com matéria gasosa dispersa unidos por forças gravitacionais, girando em torno de um centro de massa comum animado por um movimento harmonioso
Elas se reúnem em grupos e supergrupos e possuem várias formas.
Ninguém sabe com precisão quantas galáxias existem no Universo, mas a nossa, a Via Láctea, é apenas uma entre milhares ou talvez milhões.
A Via Láctea é uma galáxia em espiral que se estende por 100 mil anos-luz de diâmetro.
Nosso sistema solar encontra-se num dos seus braços espirais denominado Braço de Órion


No meio de nossa e de muitas outras galáxias, há provavelmente um poderoso buraco negro com mais ou menos 600 mil massas solares. Isso é o que mantem a galáxia uniforme. Não somos sugados pelo buraco negro por causa da atração das espirais. As galáxias elípticas e em barra não tem espirais pois podem ter um buraco de massa muito mais poderoso.

2 comentários:

  1. Esse blog tá demais e está sendo muito útil para meus trabalhos de Astronomia.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.