“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

19.8.09

Lua vai...











A Terra, nosso planeta, possui somente um satélite natural: A LUA!! Ela não tem luz própria, porém, brilha por que é iluminada pelo sol. Ao longo do ciclo lunar, a Lua vai adquirindo formas diferentes para nós que a observamos daqui da Terra. Mas na verdade sua forma não muda. O que muda é o quanto podemos ver da face da Lua que está sendo iluminada pelo Sol.

A Lua e a Terra são mundos bastante diferentes. A Lua, por exemplo, não possui atmosfera, água líquida ou vida e demora cerca de 27 dias para dar a volta ao redor da Terra e de seu próprio eixo. Por isso, o lado visível é sempre o mesmo que fica de frente para o nosso planeta.
A outra parte é conhecida como lado oculto, porque a gente nunca vê.
O ciclo lunar tem quatro fases principais: Lua Nova, Lua Quarto Crescente, Lua Cheia e Lua Quarto Minguante.
Desde 1972, ninguém colocou os pés na Lua. Entretanto, há um esforço renovado para que isso aconteça e a disputada por Estados Unidos e União Soviética, nos próximos cem anos deve ganhar novos competidores, com Índia, China e União Europeia "congestionando" o tráfego de sondas, satélites e naves no espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.