“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

26.8.09

As Estrelas do Príncipe

Cá de cima, deste céu de cetim, voo escondida no bolso do Principezinho que vai cantarolando uma canção que fala de “Amor”.
...
- Podes sair daí do bolso!
...
-Vem para aqui. Vamos ver um amanhecer!
...
- Sabes – disse – Há já muito tempo que não falava com pessoas.
...
E agora tu - diz ele com ternura - que entraste sem fazer barulho para dentro do meu bolso. Tu tens estrelas? De que cor são as tuas estrelas?
Fiquei pensativa. Ainda nem tinha conseguido articular uma única palavra. Mas... estrelas? Teria eu estrelas?
O menino nem me deixou pensar. Deu-me a mão e continuou – Anda, vais conhecer as minhas estrelas! – E fomos os dois a voar na direção do ar que amanhecia ao sabor dos primeiros raios de sol.
- Olha aquela ali. Chama-se Sírius. Não é linda? E aquela pequenina ali é a irmã da Vega. Ambas cintilam com uma luz intensamente azulada, pela sua tenra idade e grande energia. São lindas as minhas estrelinhas!
Por mais que olhasse eu não via as estrelas sobre as quais ele falava...
- Fecha os teus olhos. De que cor são as tuas estrelas?
Eu fechei os olhos. Eu vi as minhas estrelas... Umas maiores que outras, outras mais cintilantes... outras apenas pontos escuros. Eu realmente conseguia agora ver estrelas, mas não às conseguia descrever. Era tanta a cor! Era tanta a transformação...
- Fecha bem os olhos. – continuava - Sabes, olha bem para as tuas estrelas vermelhas. Lembraste dos dias em que o teu sol teve frio? As tuas estrelas vermelhas sopraram toda a sua intensidade para te fazer sorrir. Ficaram cansadas, perderam energia e cobriram-se de um vermelho alegre e quente para tu te lembrares do aconchego. Um dia elas tornar-se-ão um espaço escuro no céu. As estrelas também morrem... mas até lá, a luz ainda terá que passar por muitos milhões de anos...
Sei o quanto gostas a tua estrela laranja! Aquela que te faz lembrar o trigo e o dourado do trigo. Essa também é a minha favorita. Daqui a um minuto podemos ir ver os seus raios mais brilhantes ali na Austrália, se tu quiseres!
Eu continuava de olhos bem fechados e começava agora a entender o que ele me queria transmitir.
- Segue as azuis! Deixa que os raios dourados da tua vida abracem as tuas estrelas azuis! Assim terás também estrelas verdes, da cor das árvores e da cor da esperança! - e o som da sua voz silenciou-se.
Abri os olhos como quem acorda de um sonho. E, qual o meu espanto, quando me vi inundada pelos raios de pôr-do-sol mais lindos que alguma vez tivera vislumbrado...
- É lindo, não é?- e esboça um penetrante sorriso inocente com o seu olhar.
- Agora vou levar-te de volta à Terra. Tenho que me despachar... a minha rosa já está a espirrar, aquela manhosa!
Despedi-me do Principezinho... deixei-o partir mas não me senti triste, nem o senti só.
Ele cantou novamente aquela melodia para mim e abraçou-me.
Ía já a subir no céu quando me atira um aviãozinho de papel que aterrou directamente nas minhas mãos, deixando na sua trajectória um rasto de pó de brilho de estrela.
Vi que tinha algo escrito e abri-o.
Dizia: AS ESTRELAS NÃO TÊM COR PERMANENTE.AS ESTRELAS TERÃO A COR QUE A CHAMA DA ALEGRIA DOS TEUS OLHOS PINTAR..
Quando vires uma estrela cair do céu não te assustes.Fui eu que deixei cair um beijo para ti, porque tu me cativaste!
Ass.: O Principezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.